A Década da Inteligência Artificial

    Já há alguns anos o desejo do ser humano de trabalhar com máquinas que tenham seu próprio sistema cognitivo independente é latente. Todos os estudos voltados para esta ciência nos mostram que algum dia teremos mecanismos que pensam como nós ou até melhor.

  Hoje em dia já possuímos lampejos de como será no futuro próximo. Um software dotado de IA (Inteligência Artificial), atualmente já atua com características que a tornam fundamental para empresas que precisam aumentar sua efetividade. Um cérebro humano hoje demora muita mais tempo para fazer análises prognósticas do que um software já programado para isso.

    A inteligência artificial identifica os padrões de uma situação e trabalha para aprimorá-la. Um exemplo clássico é ela identificar quantas compras um determinado cliente faz mensalmente, identifica a quantidade que ele comprou e o valor que ele gastou. Com estes dados, a IA consegue identificar o estoque de seu produto no cliente e também o seu estoque próprio. Além disso, ela fornece qual o previsto de faturamento nos próximos meses baseado nestes dados.

    Segundo a Harvard Business Review, as equipes de vendas que adotam a Inteligência Artificial estão observando um aumento de oportunidade de venda e procuras em motores de busca de até 50%, e ainda, reduções de custo operacional de 40% a 60%.

  Outra pesquisa feita pela Gartner, aponta que até 2020, 30% de todas as empresas B2B do mundo todo empregarão Inteligência Artificial para aumentar pelo menos um de seus principais processos de vendas.

Inteligencia-Artificial

    Conseguimos enxergar que hoje as equipes de vendas de alto desempenho já possuem quatro vezes mais chances de vender por conta do uso de Machine Learning e IA, segundo o e-book da SalesFoce. Isso reflete bastante no faturamento de empresas, por isso, pensar nos métodos de vendas que ela pretende empregar usando tecnologia cognitiva irá lhe colocar em patamares diferentes de seus concorrentes.

    Se olharmos de forma analítica, enxergaremos números realmente expressivos, que nos indicam a construção de uma nova tendência de mercado para empresas e para a vida das pessoas nas próximas décadas. Provavelmente a década de 2010 a 2020 será conhecida como a ascensão da Inteligência Artificial e isso será realmente incrível.