As 3 perguntas que você deve responder com o fechamento mensal, e que farão sua empresa crescer

       A maioria das empresas realizam um fechamento mensal. Mesmo as mais novas e pequenas costumam fazer no mínimo um balanço do quanto vendeu no mês. 

      O fechamento mensal é peça fundamental na gestão de uma empresa. É com ele que o gestor faz a principal análise de como a empresa está caminhando. Essa é a hora de saber se o que foi planejado foi de fato executado, se os vendedores cumpriram as metas, se os clientes encontraram os produtos que procuravam e tiveram os pedidos entregues na data correta.

      Também é a hora de verificar como está o caixa da empresa, já que faturamento não é sinônimo de lucro ou dinheiro entrando em caixa. As vendas podem ser à prazo, podem até não ser recebidas. Os gastos podem ser à vista ou serem imprevistos, como uma reforma ou manutenção de emergência.

    Apesar de parecer óbvio o que um fechamento mensal deve conter, há muito mais que simplesmente ver o valor do faturamento, do lucro e do caixa. É necessário entender os motivos que levaram àqueles números, bem como as consequências futuras dos resultados passados.

     Para realizar um fechamento eficaz, que vai além de simplesmente informar números, mas que leve a sua empresa a corrigir desvios ou encontrar novos caminhos, é preciso que sejam respondidas de forma não superficial 3 questões: Como foram as vendas? Gerou lucro? O que esperar dos próximos meses?

     Parece simples, mas cada questão necessita de aprofundamentos. Nos próximos artigos tentaremos esclarecer melhor como responder cada uma dessas questões e os benefícios gerados pelas respostas.