Embarque ao Futuro: Você ainda não utiliza CRM integrado?

     As relações com seus consumidores são fundamentais para um negócio expandir e se manter durante muitos e muitos anos. Não é a toa que o mercado de projetos que atuam diretamente no controle de suas oportunidades de negócios vem sendo amplamente trabalhada e estudada por grandes CEOs do mundo todo.

     Um dos pilares desta área é protagonizado por uma ferramenta que se tornou indispensável nos dias de hoje. Sim, estamos falando dele, o CRM ou Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento do consumidor).

     Hoje em dia falar sobre essa ferramenta é algo desafiador. A internet está cada vez mais cheia de conteúdo sobre o assunto. A SalesForce junto com a Consultoria ASM, apontou em um estudo que no Brasil 52% das empresas com mais de mil funcionários não usam CRM e este número fica ainda mais crítico quando enxugamos o quadro de funcionários das empresas. Ou seja, 82% das empresas com menos de 100 funcionários não usam CRM.

    Podemos ainda colocar uma cereja nesse bolo! Deste total de empresas que usam CRM, apenas 63% adotaram em conjunto um sistema sólido de Inteligência de Negócios. Realmente isso nos mostra como temos que aprender bastante sobre tecnologia e como ela pode nos ajudar a ter melhores resultados.

    É interessante notar que o mercado desta ferramenta de relacionamento vem mudando consideravelmente nas últimas duas décadas. A tecnologia de Nuvem versatilizou bastante o serviço oferecido e as grandes empresas investem significativamente em tecnologias mobile, com o objetivo de facilitar o uso desta ferramenta em celulares e tablets. Mas algo que veio para compor o CRM e trabalhar em toda sua estrutura foi a Inteligência de Negócios.

  Você já imaginou dentro de seu CRM controlar os custos de aquisição de clientes, custos de oportunidades, retorno sobre investimento, números de propostas para clientes base e inúmeros outros. Basicamente, todos estes KPIs são importantíssimos para manter as empresas saudáveis. Na verdade, é até inimaginável pensar como empresas trabalham sem analisar esses dados.

É neste ponto que a Inteligência de Negócios tem seu efeito! Como? Vamos lá. Deixe-me ser mais qualitativo nesta resposta. Atualmente, com uma integração do CRM ao ERP você consegue traçar KPIs (aqueles que citei acima), que lhe dão um controle muito grande sobre sua operação de vendas e marketing. É importante saber que seu faturamento condiz com os valores que você gasta para adquirir um cliente, por exemplo. O ponto mais importante é trabalhar com segurança e controle sobre suas ações. Você terá diagnósticos muito mais rápidos quando os números de seu financeiro cruzam com os de vendas.

     Em resumo, a integração entre o CRM e o ERP agiliza o processo de vendas, potencializa as ações gerenciais e melhora o controle de dados, o que se traduz em transformação de eficiência no negócio como um todo.

    Outro ponto bem importante que avança com as novas tecnologias para CRM, é a Inteligência Artificial dentro do CRM.  Já imaginou o seu CRM pontuar cada oportunidade de vendas com valores e deste valores lhe dizer se aquela mesma oportunidade tem potencial de virar seu cliente? No próximo post, semana que vem, vou explicar mais sobre.