O que é RFV?

Foto por rawpixel no Unsplash

    A análise RFV fornece uma análise simples e ampla da situação da carteira de clientes. Essa analise leva em consideração três visões de cada cliente: O quão recente é a última compra dele (Recência); Quantos pedidos o cliente fez (Frequência); Qual o valor do ticket médio (Valor).

    Cada visão tem 5 níveis. Sendo o nível 1 o mais alto e nível 5 o mais baixo. Cada cliente recebe uma classificação que é a junção das três visões. A melhor classificação possível é R5 F5 V5, que indica que o cliente fez pedido recentemente, é um cliente fiel com vários pedidos e o ticket médio está bem acima da média. Essa é a meta ideal para qualquer cliente.

    Todo cliente novo entra na classificação R5, pois é recente, e F1, porque ainda tem poucos pedidos. O objetivo é tornar esse cliente fiel, mantendo ele em R5 e aumentando a frequência de F1 para F5.

    A pontuação de um cliente novo em V depende inicialmente do valor da primeira venda feita a ele. Ela também costuma começar em V2 ou V1 e conforme o cliente é melhor trabalhado, ampliando o mix de produtos dos pedidos, ele pode ir crescendo nessa visão também.

    Veja as tabelas de Recência e Frequência para entender melhor os indicadores:

Recência Clientes que a data* do último pedido foi
5 Resultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio png Até 30 dias
4 Resultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio png Entre 31 e 60 dias
3 Resultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio png Entre 61 e 120 dias
2 Resultado de imagem para relogio pngResultado de imagem para relogio png Entre 121 e 180 dias
1 Resultado de imagem para relogio png Entre 181 e 360 dias
* Baseado na data atual
Frequência Qtde de Pedidos no último ano
5 Resultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra png 12 ou mais pedidos
4 Resultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra png de 9 às 11 pedidos
3 Resultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra png de 6 à 8 pedidos
2 Resultado de imagem para carrinho de compra pngResultado de imagem para carrinho de compra png de 3 à 5 pedidos
1 Resultado de imagem para carrinho de compra png até 2 pedidos
* Baseado na data do último pedido do cliente.